6 de junho de 2016

TRILOGIA ENIGMA - SEGREDOS & MENTIRAS - #01 - HALICE FRS

ENIGMA - SEGREDOS & MENTIRAS - #01 - HALICE FRS

Primeiro livro da trilogia Enigma, Segredo & Mentiras narra a vida do padre Jonathan De Ciello a partir da indicação para assumir sua primeira paróquia em Sin Bay, uma vila litorânea do Maine. Mesmo com as lembranças de seu passado perdidas após um acidente automobilístico, perseguido por sonhos lascivos, nada condizentes com sua posição no clero, Jonathan acreditava ter uma vida tranquila ao seguir pelo caminho eclesiástico que seu padrinho, Carlo, o fazia trilhar. Contudo, o jovem padre vê a frágil paz construída durante os anos de seminário, ruir. Em seu primeiro dia em Sin Bay, conhece Faith Green, aquela que se tornaria a razão de sua tormenta. Seu interesse proibido pela moça inconsequente, de comportamento dúbio e espírito rebelde despertou nele sentimentos contraditórios que abalaram sua determinação, levando-o a questionar sua real identidade e vocação ao ansiar se render aos seus fetiches. Perdido, Jonathan não poderia ter fé ao desacreditar de sua história. Apaixonado, não poderia guiar a todos ao desejar uma única mulher. Nem reencontrar sua paz ao perceber que a vida conhecida era fruto de segredos e mentiras...


NOTA SOBRE O LIVRO:

Jonathan De Ciello era um jovem padre de apenas 26 anos, recentemente ordenado e estava prestes a seguir para a cidade de Sin Bay, conhecida como "a Baía do Pecado", no Maine. Ele vivia com seu padrinho, Carlo De Ciello, mas não se recordava de nada de sua vida. Segundo informações de seu padrinho, Jonathan havia sobrevivido milagrosamente a um acidente de carro que havia vitimado seus pais e acarretado em sua perda de memória. O padrinho era seu único parente vivo e tudo o que sabia sobre seu passado vinha dos relatos deste tio. 

"Ter sua história contada por outra pessoa era uma droga. Há praticamente nove anos tinha de se contentar com o relato de Carlo. Agora Jonathan sentia a necessidade de ser, ele mesmo, capaz de se lembrar dos a assuntos importantes. E no momento o desejo de ser padre - coisa que não sentia ser - era o mais importante."

A cidade era rodeada de praias. Alívio e satisfação enormes, pois assim ele poderia manter seu hábito de praticar corridas diárias. Foi justamente em sua primeira corrida na praia que Jonathan conheceu Faith, a filha caçula de Eliott Green, o pescador e líder comunitário de Sin Bay. Ela tinha o hábito de percorrer as praias da cidade, preferencialmente a praia mais deserta e mais afastada, para poder nadar a vontade. 

Neste dia em específico Faith estava na praia e sentia-se ansiosa sem saber qual o verdadeiro motivo, pois nada naquela cidade acontecia de diferente. Nada até que a presença de um estranho correndo pela praia chamasse sua atenção e mexesse com seus pensamentos mais íntimos.

Óbvio que ao se interessar por ela e ter seus desejos sexuais reprimidos completamente despertos, ele surtou. Para Jonathan De Ciello  sua vocação para padre começava a gerar dúvidas e a relação de Jonathan com o padrinho começou a ficar estremecida. Carlo demonstrava sua preocupação quanto ao que o sobrinho pudesse se lembrar e até mesmo estar sentindo. Todo mistério do passado de Jonathan estava nas mãos de Carlo, que era o único conhecedor deste passado. Restava a Jonathan descobrir se tudo o que ele falava ou fazia era a verdade. 

Faith Green era uma garota de 20 anos completamente diferente das garotas da cidade de Sin Bay. Ela era a filha "preferida" de Eliott Green e com seu "jeitinho" sempre conseguia tudo que queria dos pais. Faith sempre fingia obedecer e acatar a tudo que os pais quisessem, mas a realidade é que ela sempre fazia as coisas ao seu modo. Totalmente diferente da irmã, Nicole, que sempre cordata, preferia sofrer com suas frustrações do que enfrentar os pais. 

Sua família e as pessoas da cidade sequer imaginavam o que ela realmente fazia na cidade de Well. Apenas a amiga Helen, que era noiva de seu irmão mais velho, o Mason, e, Tyller que sabiam da verdade. E não aprovavam. Apesar do comportamento nada adequado para uma moça, Faith ainda era virgem porque não havia encontrado ninguém que merecesse estrear sua pureza. Não até surgir Jonathan para desestruturar completamente seus sentimentos e desejos. Faith não tinha nada do que estamos habituados a ver nos romances, sua ingenuidade era totalmente dúbia e isso deixava Jonathan completamente transtornado.

Ele vivia um inferno particular, pois além de estar em dúvida quanto a sua vocação e a todo seu passado, ainda tinha que conviver com o ciúmes que sentia de Faith. Tudo isso só colaborava para deixá-lo muito mais mal-humorado.

Tyller Mills era amigo de infância de Faith e completamente apaixonado pela garota. É um dos personagens mais presentes na vida de Faith. Ele foi o primeiro a notar o clima entre Faith e Jonathan e sacar o interesse do padre. 

Carlo de Ciello era um homem estranho e muito misterioso. Ele tratava o sobrinho com o maior zelo e preocupação, além de uma dedicação fora do comum. Assim que Carlo percebeu o súbito interesse de Jonathan por Faith, ficou em estado de alerta. 

A festa para arrecadação de fundos para a reforma da igreja foi um ponto importante na trama, pois nela aconteceram várias situações.

Preste atenção em todas as cenas, em todos os personagens, mesmo aqueles em que você acha que não tem relevância, pois adiante, certamente tudo fará sentido. Da primeira vez que eu li este livro, me atentei demais apenas ao comportamento de Faith e Jonathan e acabei vacilando em alguns pontos, mas agora estou conseguindo manter esses pontos em alerta.

O ciúmes que Jonathan sentia era tão intenso que ele se pegava em vários momentos avaliando seus rivais a ponto de imaginar, em uma briga, quem sairia vencedor. Nesses momentos o lado obscuro do padre fala mais alto

Quando Faith chamou Jonathan à realidade, é como se ele estivesse sendo despertado de uma inércia particular. Ele estava preso em seus sentimentos, em seus conflitos e não estava se dando conta de que ele precisava mesmo se conhecer e se descobrir. Parece que Faith abriu uma nova porta para Jonathan juntar as peças de algum quebra-cabeça de seu passado. 

Da mesma forma como sempre amei a forma conflituosa de Jonathan, também comecei a amar o Jonathan ousado e decido. 

O que esperar agora do segundo livro?

2 comentários:

DEIXE SEU COMENTÁRIO SOBRE ESTA PUBLICAÇÃO!