21 de junho de 2015

A CULPA É DAS ESTRELAS - JOHN GREEN

A CULPA É DAS ESTRELAS - JOHN GREEN

Hazel foi diagnosticada com câncer aos treze anos e agora, aos dezesseis, sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões. Ela sabe que sua doença é terminal e passa os dias vendo tevê e lendo Uma aflição imperial, livro cujo autor deixou muitas perguntas sem resposta. Essa era sua rotina até ela conhecer Augustus Waters, um jovem de dezessete anos que perdeu uma perna devido a um osteosarcoma, em um Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Como Hazel, Gus é inteligente, tem senso de humor e gosta de ironizar os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas. Com a ajuda de uma instituição que se dedica a realizar o último desejo de crianças doentes, eles embarcam para Amsterdã para procurar Peter Van Houten, o autor de Uma aflição imperial, em busca das respostas que desejam. 

Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar.


NOTA SOBRE O LIVRO:

O livro que inspirou um filme... 
Final feliz? Todo mundo já sabe qual foi e eu confesso que esse foi um dos motivos pelos quais coloquei o autor na lista de livros para ler quando estiver emocionalmente preparada.

Hazel Grace era uma garota de 16 anos, paciente terminal de um tipo de câncer e que já tinha o seu final escrito juntamente com o diagnóstico do seu tumor. Sua mãe tentava de tudo para "animá-la" e por isso ela passou a fazer parte de um grupo de apoio onde conheceu Augustus Waters (Gus). Um garoto bonito que teve a perna amputada também por culpa de um tipo de câncer. Juntos, eles acabaram preenchendo o vazio que o câncer instalou em suas vidas.

Augustus Waters se tornou o ponto chave na vida de Hazel, mas foi a sua personalidade, a sua característica carismática que fez com que quem lesse o livro se emocionasse. Ele era um garoto que se divertia como qualquer outro da sua idade, mas também tinha muita consciência do valor da vida e dos sentimentos das pessoas. Sabemos qual o fim de cada um de nós, mas para quem sofre de qualquer doença terminal essa certeza se torna dolorida. Não quero entrar no âmbito da doença e no que algumas pessoas passaram ou ainda passam, mas a realidade é que cada um de nós certamente conhece alguém que já passou por isso. Augustus trouxe um novo sentido para a vida de Hazel e ela, com certeza, também teve sua dose de participação na vida de Gus.

Hazel tinha um livro de cabeceira e já havia lido aquele livro inúmeras vezes, mas não se conformava que a história simplesmente acabasse assim, por isso, ao ler o mesmo livro e chegar a mesma conclusão, Gus move céus e terras para encontrar o autor do livro em busca de saber se ele faria a continuação da história. No momento em que li achei que essas passagens fossem desnecessárias e que isso havia tornado o livro cansativo, mas agora, refletindo sobre esse ponto, acho que o autor do livro preferido de Hazel quis passar a mensagem de que aquele livro era como a vida, que sem mais nem menos acaba sendo interrompido com a morte e a vida simplesmente fica sem uma continuação.

A convivência de Hazel e Augustos faz surgir um sentimento muito mais forte entre eles e juntos descobrem o primeiro amor, o primeiro beijo e o sexo. O livro não é baseado no sexo, não é um livro erótico. É um livro de amor e superação, é um livro de esperanças e compreensão. Cada segundo de vida deve ser vivido da forma como melhor lhe aprouver, por isso, não importa o que você tem ou como as pessoas te enxergam. O que importa é como você se vê e o que te faz bem! 

Augustus e Hazel descobriram juntos uma forma de aproveitar o tempo que lhes restava e por isso acredito que o livro tenha sido tão comovente. Eu fiquei com um sentimento de vazio por algum tempo e quando vejo algum comentário sobre o livro sempre acabo refletindo na mensagem que ele me passou. 

O livro é vendido com a capa original e com a capa do filme. Boa Leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO SOBRE ESTA PUBLICAÇÃO!